Origem e História do Festival de Parintins
A origem do Festival de Parintins remonta ao início do século 20, com a existência de grupos menores e menos estruturados dos bois Garantido e Caprichoso, que já alimentavam uma certa rivalidade entre si. Antes do festival oficial, também existiam outros bois, como Diamantino, Ramalhete e Mina de Ouro.
O festival foi oficializado em 1965 por um grupo de amigos ligados à Juventude Alegre Católica (JAC) com o objetivo de arrecadar fundos para a construção da Catedral de Nossa Senhora do Carmo, padroeira de Parintins. No primeiro ano, vinte e duas quadrilhas se apresentaram, mas os bois Caprichoso e Garantido ainda não participavam do evento.
Em 1966, os dois Boi Bumbá foram convidados a participar do festival, e ambos participaram juntos pela primeira vez. A partir desse momento, a rivalidade entre Garantido e Caprichoso se intensificou. Em 1975, a organização do festival passou a ser responsabilidade da Prefeitura de Parintins, e o local do evento foi transferido para o Centro Comunitário Esportivo.
(Fonte: https://gazetadaamazonia.com.br/23/06/2023/historia-festival-de-parintins/)